Apresentação


SENAR

O SENAR é uma instituição criada pela Lei nº 8.315, de 23/12/91 e é uma entidade de direito privado, paraestatal, mantida pela classe patronal rural, vinculada à Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e administrada por um Conselho Administrativo Tripartite. É integrante do Sistema “S”, onde estão também o SENAI, o SENAC e o SEBRAE, dentre outros.
O SENAR está presente em todos os estados brasileiros e também no Distrito Federal, as chamadas Administrações Regionais. Também conta com uma Administração Central em Brasília, de onde parte o suporte administrativo, metodológico e jurídico, bem como o contato com as diversas instituições e os diversos órgãos federais e internacionais ligados à educação e ao trabalho.

MISSÃO DO SENAR

Realizar a Educação Profissional, a Assistência Técnica e as atividades de Promoção Social, contribuindo para um cenário de crescente desenvolvimento da produção sustentável, da competitividade e de avanços sociais no campo.
Na prática, o SENAR tem três frentes prioritárias de trabalho: a realização de ações de Formação Profissional Rural (FPR), atividades de Promoção Social (PS) e recentemente está atuando também com a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG).

PRINCÍPIOS

Princípios são definidos como preceitos, valores, regras, leis e bases para a ação. São, portanto, proposições diretoras às quais todo o desenvolvimento
posterior deve estar subordinado.

O SENAR segue princípios muito importantes para nortear suas ações:

I. Organizar, administrar, executar e supervisionar, em todo o território nacional, o ensino da Formação Profissional Rural e da Promoção Social, e as ações de Assistência Técnica voltadas para as pessoas no meio rural;
II. Com base nos princípios da livre iniciativa, da economia de mercado e das urgências sociais, aprimorar as estratégias educativas e difundir metodologias para ofertar ações adequadas de Formação Profissional Rural e Promoção Social ao seu público;
IV. Expandir parcerias e consolidar alianças públicas e privadas com o objetivo de cumprir a missão institucional;
V. Estimular a pesquisa e garantir o acesso à inovação rural;
VI. Fortalecer e modernizar o sistema sindical;
VII. Aperfeiçoar os mecanismos de planejamento, monitoramento e avaliação de desempenho institucional; e
VIII. Promover a cidadania, a qualidade de vida e a inclusão social das pessoas do meio rural.

São as Administrações Regionais (AR’s) que executam as ações de Formação Profissional Rural (FPR), as atividades Promoção Social (PS) e a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) nos estados, de forma descentralizada. Também são estas que selecionam os agentes de campo da FPR e da PS (supervisores, instrutores e mobilizadores, dos quais falaremos na próxima aula) e promovem seus treinamentos visando à harmonia metodológica, de procedimentos e de linguagem.
Outra informação importante é que a estrutura do SENAR é vinculada ao Sistema Sindical Rural, mantendo com este um paralelismo. O parceiro natural do SENAR é o sindicato rural, embora possa trabalhar com outros parceiros (Sindicatos de Trabalhadores Rurais, prefeituras, órgãos de assistência técnica e extensão rural, Associações Rurais, entre outros).

PÚBLICO

O público do SENAR são as pessoas do meio rural associadas, direta ou indiretamente, aos processos produtivos agrossilvipastoris, independentemente de residirem ou não no campo. São os produtores e trabalhadores rurais e membros de suas famílias, além de outros profissionais que atuam no meio rural.

METODOLOGIA EDUCACIONAL DO SENAR

O SENAR desenvolve e dissemina metodologia educacional própria para a realização da FPR e da PS em todo o Brasil, nos ambientes reais do trabalho rural em todas as dimensões (agroindústrias, laticínios, usinas, pastagens, viveiros, currais, plantações, entre outras).
Essa metodologia é baseada em princípios pedagógicos e andragógicos, referentes à educação de adultos, primando por estratégias que conjugam teoria e prática, a experiência do educando e a atuação do educador, possibilitando ainda que o participante contextualize e aplique, de forma efetiva e eficaz, suas competências tanto nos exercícios laborais quanto na vida em sociedade.
Para aplicar a metodologia em campo, o SENAR conta com a participação fundamental dos mobilizadores, instrutores, supervisores e técnicos dos Departamentos de Educação em cada estado. Tais agentes são continuamente capacitados em eventos de formação e aperfeiçoamento, por equipes permanentes e especialmente treinadas pelo SENAR, as quais se valem das premissas educacionais e das diretrizes referentes à operacionalização da oferta.
Dessa forma, assegura-se que as potencialidades técnicas e humanas de cada agente sejam acrescidas dos elementos metodológicos que garantirão que a ação educativa seja efetiva e de qualidade.
Atento às diversas metodologias e estratégias educativas em expansão, o SENAR também desenvolve e implementa, em todo o país, ferramentas atualizadas, como a Educação a Distância.

ENDEREÇO DA SEDE :

Palmas - Tocantins
Av. Teotônio Segurado 402 Norte Conjunto 01 lotes 01 e 02 - Fone: (63) 3219.9200