Notícias

Projeto Agro Futuro é apresentado para produtores rurais de Tocantinópolis e Araguatins

30/09/2021 19h46

Produtores rurais de Tocantinópolis e Araguatins tiveram a oportunidade de conhecer o Projeto Agro Futuro e conferir os serviços oferecidos pela entidade ao produtor rural: melhoramento genético (inseminação artificial), regularização ambiental (adequação do cadastro ambiental rural, licenciamento da atividade rural, outorga de direito de uso da água). As apresentações nos municípios foram uma iniciativa do sistema FAET/Senar.

O projeto é uma parceria do SENAR e SEBRAE e tem como objetivo unir esforços das entidades para a construção do Projeto Agro Futuro, que tem como foco promover ações estratégicas para o desenvolvimento dos pequenos negócios rurais. No município de Araguatins, o evento aconteceu na sede da regional do Senar e reuniu vários produtores rurais da região. “Estamos satisfeitos com essa parceria, ela é fundamental para levar mais tecnologia e produtividade para o homem do campo, melhorando assim sua renda e qualidade de vida, ” comentou o presidente Paulo Carneiro.

O diretor de Assistência Técnica e Gerencial do Senar, André Abreu, fez a apresentação do projeto e tirou dúvidas dos presentes de como aderir aos serviços oferecidos pela entidade e se beneficiar da iniciativa que cobre grande parte dos custos que o produtor teria. No caso da regularização ambiental, o produtor arca com as taxas dos órgãos ambientais, o restante fica a cargo do projeto. E na iniciativa que visa elevar a qualidade genética do rebanho bovino, tanto de leite como de corte, os custos para o produtor rural chega a cerca de um terço do que ele teria que dispor, caso realizasse a mesma ação por conta própria.

O presidente do Sindicato Rural de Araguatins, Marcos Antônio Feitosa da Costa, disse que os produtores só têm a ganhar com essa parceria. “Fiquei muito satisfeito com essa novidade aqui na nossa região, SENAR sempre inovando cada dia mais para levar conhecimento a nós produtores rurais”, destacou. O produtor rural, João Marinho Parreão que tinha dificuldades em realizar alguns serviços na propriedade comentou que o projeto só vem a somar. “Eu já recebo Assistência Técnica e Gerencial do Senar, sou muito satisfeito com a parceria e esse agora será um projeto que eu quero também fazer parte”, comemorou.

Em Tocantinópolis os produtores também comemoraram a novidade. O presidente do Sindicato Rural de Tocantinópolis, Francisco Negreiros, destacou o apoio que o Senar vem oferecendo no município. “Agradeço em nome de todos os produtores rurais por esse projeto, tenho certeza que muitos de nós estávamos precisando e muito dessa força”, disse.