Notícias

Sistema FAET/Senar certifica mais de 100 alunos do campo em São Valério

11/04/2022 19h22

“Temos a sensação de dever cumprido quando devolvemos à comunidade profissionais habilitados para impulsionar ainda mais o agronegócio tocantinense, já que no setor existe uma demanda crescente por profissionais capacitados”. As palavras são do Superintendente da FAET, Frederico Sodré, durante a certificação de 14 cursos de Formação Profissional Rural realizados em São Valério.

O evento, realizado pelo Sistema FAET/Senar, entregou mais de 100 certificados para alunos que foram qualificados em atividades das diversas cadeias produtivas presentes na região. A agricultora, Divina Teles, foi uma das participantes do curso de “Produção de Derivados do Leite”. Atualmente, ela vende os produtos na feirinha da cidade. “Só agradecer ao Senar pela oportunidade, porque através desse curso, hoje produzo, comercializo e já estou tendo meu lucro”. Já o produtor Euclides Rodrigues, participou do curso de Inseminação Artificial. “Era um anseio que a gente tinha pra trabalhar com mais perfeição”, afirmou.

Os treinamentos fazem parte do portfólio de cursos promovidos pela entidade, que chegam de forma gratuita a produtores e trabalhadores do estado. Para o Diretor do Departamento de Educação Formal e Promoção Social, Luiz Claudio Faria, “mais do que uma entidade do agro, somos um agente de transformação do campo, por meio da educação. O que o nosso sistema faz é desenvolver pessoas e regiões, por meio de suas capacitações”.

As capacitações foram realizadas em parceria com a Prefeitura Municipal, e mobilizadas pela agente do Senar, Gleyciane Castro. Ela relembrou histórias das turmas e pontuou como essa parceria é capaz de promover o desenvolvimento do campo. O prefeito Olímpio Arraes também explicou sobre a importância dos cursos para o município. “Somos um município que vive da agricultura e da pecuária e o Senar veio pra somar com essas capacitações”, finalizou.

Prestigiaram o evento o Secretário Estadual de Infraestrutura, Jairo Mariano, o Secretário Estadual de Esportes e Juventudes, Fraudneis Fiomare, o Secretário de Agricultura municipal, Adevaldo Gonzaga, além de instrutores das turmas e outras autoridades locais.