Notícias

Através da ATeG do SENAR, produtor consegue alavancar sua produção

24/09/2019 12h37

Na chácara Pontalina, município de Araguatins, o produtor rural Gildete Alves recebeu a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do SENAR durante 18 meses. Nesse período o produtor recebeu um atendimento personalizado às suas necessidades e de sua propriedade rural.

A principal atividade de sua chácara é a bovinocultura de leite, é através dela, que o produtor consegue o sustento da família. “Depois da assistência técnica, nós conseguimos dobrar a produção com um número menor de animal. Atualmente, nossa média diária é de 98 litros por dia com 09 cabeças.” Comenta.

Através do conhecimento adquirido e orientações do técnico de campo, Gildete investiu na compra de novos equipamentos como botijão de sêmen e a construção de um curral. “Meu sustento é exclusivamente do leite. Recentemente investi na cobertura no meu curral, fiz o calçamento, consegui cavar um mini poço e consegui melhorar minha casa.” Relata.

Conhecer o seu negócio, ter o controle dos custos e melhorar a produtividade são alguns pontos da ATeG. “Aprendi sobre organização e finanças. Antes eu não sabia dizer quantos km de cerca eu tinha na minha propriedade, hoje, com planejamento, sei informar tudo que entra e que sai” finaliza o produtor.

O SENAR atende gratuitamente produtores rurais em todo estado com a Assistência Técnica e Gerencial, oferecendo diagnostico produtivo, planejamento estratégico, capacitação profissional, adequação tecnológica, avaliação de resultados.