Notícias

Senar/TO oferece atendimento virtual a produtores assistidos pela ATeG

18/06/2020 17h49

Desde o dia 21 do último mês (maio), o Serviço nacional de Aprendizagem Rural do Tocantins (SENAR/TO) autorizou o atendimento remoto aos produtores assistidos pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) no estado. As visitas técnicas estavam suspensas desde o início da pandemia do novo coronavírus (Covid - 19).

A iniciativa contempla as propriedades rurais já atendidas pelo Senar e que receberam pelo menos uma visita presencial dos técnicos de ATeG. O atendimento está sendo feito por telefone, whatsapp, aplicativos, e-mail, entre outras formas que possibilitem ao técnico de campo manter o contato com os produtores por ele atendidos.

Segundo a Superintendente do Senar, Rayley Luzza, o Senar está oferecendo aos produtores um serviço de atendimento virtual para dar continuidade as ações durante o período de distanciamento social: “ Para não desassistir o produtor rural nesse período, nós encontramos essa alternativa, para que ele não interrompa os resultados em sua propriedade e continue aprimorando a gestão e produtividade e consequentemente obtendo renda”, pontua.

É importante destacar que o atendimento virtual não substituirá o presencial e será mantido somente durante o período de distanciamento social. Durante o atendimento, os produtores rurais podem esclarecer suas duvidas e devem repassar as informações técnicas e gerenciais da propriedade normalmente ao técnico, para assim, receber as orientações necessárias. 



Assistência Técnica e Gerencial (ATeG)

A Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar é uma metodologia que visa atender produtores rurais, adotando um modelo de gestão e operação continuada, que engloba todos os processos da atividade produtiva na propriedade.

O principal objetivo da ATeG do Senar é promover o incremento de renda e produtividade baseado no diagnóstico, planejamento, adequação tecnológica, capacitação complementar e avaliação de resultados nas propriedades rurais, que recebem visitas periódicas e individuais realizadas pelo técnico com foco em uma atividade produtiva priorizada pelo produtor.

A ATeG é feita com base em um planejamento estratégico construído junto com o produtor e diretamente relacionado a um programa de capacitação profissional que possa gerenciar seu negócio com um empreendimento rural de sucesso.