Notícias

Feira Segura realizada pelo SENAR em Dianópolis foi sucesso entre os produtores rurais e a população.

04/05/2020 15h00


Na ultima sexta-feira, 01, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), realizou no município de Dianópolis, região sudeste do estado, a primeira edição da Feira Segura. O projeto tem como objetivo auxiliar o produtor rural na comercialização de seus produtos, devido as dificuldades da pandemia do coronavírus (Covid-19), além de proporcionar a sociedade a oportunidade de adquirir produtos de qualidade, trazidos direto da fazenda, com toda segurança e higiene.

No período da manhã, a Engenheira de alimentos e instrutora do SENAR, Patrícia de Oliveira, ministrou a oficina “Higiene e manipulação de alimentos” para os doze produtores rurais que comercializaram na feira. Além de tirar todas as dúvidas, a instrutora deu orientações importantes como: Posicionamento das barracas e o ambiente de comercialização; manipulação, condicionamento e embalagem dos produtos; cuidados de higiene dos feirantes, como uso de mascaras, luvas e álcool em gel; organização da feira, entre outros.

“No final da oficina, nós orientamos e ajudamos cada feirante na embalagem e etiquetagem de seus produtos para contribuir ainda mais com a segurança de todos. É fundamental destacar que além da importância dos produtos estarem seguros, a feira é uma retomada da comercialização na agricultura familiar”, comenta a instrutora.

A feira começou às 15horas na antiga rodoviária da cidade, na estrutura disponibilizada pelo Senar. O sucesso foi tão grande que por volta das 17horas a feirante e produtora rural Davina já havia vendido todos seus produtos “Eu imaginei que voltaria para casa com produtos, mas consegui vender tudo e a feira ainda nem terminou. Tudo aconteceu de forma segura e eu só tenho a agradecer o Senar por isso”, comemora.

O produtor rural Milton, do projeto Manoel Alves, também levou suas frutas para comercializar e ficou satisfeito com o primeiro dia da feira “Superou minhas expectativas, hoje conseguimos vender nossos produtos com qualidade, facilidade e com toda segurança e higiene nesse momento tão difícil pra nós”, pontua.

Mas o sucesso da feira também foi para a população da cidade que levou para casa um alimento saudável e fresco. “Aqui no mercado está difícil encontrar hortaliças e verduras, sempre que vou fazer compras está em falta. Fiquei sabendo da Feira Segura e confesso que fiquei inseguro de vir, mas chegando aqui percebi toda a segurança, distanciamento e o melhor: alimentos de qualidade”, comenta o dianopolino, Juracy Vieira.

A Feira Segura foi realizada em parceria com a Prefeitura da cidade e na sua implantação contou com a presença do Presidente do Sistema FAET/SENAR, Paulo Carneiro, a Superintendente do Senar, Rayley Luzza e o Superintendente Adjunto do Senar, Frederico Sodré, grandes incentivadores do evento.


Ascom Sistema FAET/SENAR
Palmas, 04 de maio de 2020