Notícias

Representantes do SENAR/TO participam de encontro virtual de educação a distância.

02/09/2020 12h43

Três representantes do Senar/TO participaram nesta segunda-feira, 31/08, de um encontro virtual realizado pelo SENAR Central para debater o processo de desenvolvimento e operacionalização dos cursos de educação a distância. O encontro reuniu mais de 20 Administrações Regionais, entre eles, três representantes do Tocantins, sendo, o Diretor do DEEPS, Luiz Claudio Farias, a Supervisora Milleny Simão e a Coordenadora Pedagógica Deyse Alves.


Desde 2010, a instituição oferece gratuitamente capacitações online e gratuitas com foco nas atividades do meio rural. Durante a pandemia, a oferta de vagas foi ampliada. Entre os cursos mais acessados no primeiro semestre de 2020 estão: Negócio Certo Rural; confecção de máscara de proteção; proteção de nascentes; cultivo de produção de grãos e curso de digitação.


Durante o encontro os participantes conheceram os documentos elaborados pelo Núcleo EaD do Senar. O material tem um guia prático EaD, orientações para vídeos educacionais e conectividade em redes sociais, o processo até a roteirização dos cursos e os conteúdos curtos de aprendizado. O objetivo do material é auxiliar as regionais do Senar a se aprofundarem no processo educacional a distância.


Na avaliação da Supervisora do Senar/TO, Milleny Simões, o encontro reforçou a reinvenção diante do cenário atual: “ Diante do momento em que estamos vivendo o Senar percebeu uma grande procura por cursos e materiais virtuais, e com isso, vêm trabalhando na implantação de mais cursos/treinamentos EaD, seguindo o formato do ensino híbrido. Todas as inovações vieram e estão vindo para facilitar o acesso do homem do campo, com informações de qualidade, estimulando sempre na busca por conhecimento e na aplicabilidade de tecnologia em suas empresas rurais”, pontuou.


O Diretor Luiz Claudio acrescentou que também foram apresentados os resultados da Estante Virtual da Coleção de Cartilhas: “Foram apresentados também os resultados das cartilhas que completaram um ano com mais de 400 mil downloads. Diante do cenário em que vivemos, o evento foi muito relevante e oportuno”, enfatizou.