Impresso em: 10/04/2020 00:22:24
Fonte: http://senar-to.com.br/noticia.php?l=32b0cf10c2f09a34fb4b9e31549b0842

5 Passos da Assistência Técnica e Gerencial

03/02/2020 11:52:34

Com a enorme capilaridade que tem e por acreditar que pode contribuir ainda mais com a multiplicação do conhecimento, o SENAR criou a Metodologia de Assistência Técnica e Gerencial com Meritocracia para auxiliar, principalmente, os produtores rurais que não têm acesso à extensão rural e às novas tecnologias.

A produção assistida do SENAR é realizada com grupos de produtores selecionados e desenvolvida por metas. A remuneração da equipe técnica segue critérios de meritocracia, ou seja, depende do cumprimento das metas de assistência técnica pactuadas, que devem abranger o aumento da produtividade e renda nas propriedades.

A Metodologia de Assistência Técnica e Gerencial está fundamentada em cinco etapas, que envolvem todo o processo a ser aplicado no desenvolvimento da propriedade rural atendida, conforme esquema abaixo:
 

O Diagnóstico produtivo individualizado é o 1º passo da Assistência Técnica e gerencial do SENAR. Nessa etapa é realizado o diagnóstico socioeconômico do produtor para verificação da situação atual da propriedade como: vocação, nível de conhecimento, perspectivas, recursos disponíveis, disponibilidade de investimento, entre outros. O levantamento é necessário para estabelecer metas e um cronograma de ações eficazes.
 

O Planejamento estratégico é o 2ª passo da Assistência técnica e Gerencial. Nessa etapa é elaborado juntamente com o produtor o planejamento das ações a serem implementadas na propriedade rural, definindo metas e prazos, conforme sua disponibilidade.
 

Após o planejamento estratégico serão propostas Adequações tecnológicas, que é o 3ª passo da Assistência Técnica e Gerencial do SENAR. Nessa etapa serão necessárias alguns ajustes para melhorar a capacidade do empreendimento.

 

A Capacitação Profissional é a 04º etapa da Assistência Técnica e Gerencial, do SENAR. Nela, são realizados cursos de Formação Profissional Rural onde os produtores são capacitados conforme suas atividades desenvolvidas, para melhoria da sua produtividade. Utilizando a experiência do SENAR, os cursos de curta e média duração, complementam os conhecimentos trazidos pelo técnico de campo e auxiliam nas decisões tomadas pelo produtor rural. 

 

Na ultima etapa da Assistência Técnica e Gerencial do SENAR, é realizado uma Avaliação sistemática dos resultados alcançados para verificação da necessidade ou não de promover adequações que melhorem ainda mais a produtividade e renda. Na verdade, é um conjunto de ferramentas operacionais e tecnológicas para apontar  o alcance do resultado ou sinalizar a necessidade de ajustes no planejamento da propriedade.